A FILOSOFIA

A Companhia Pernas Pro Ar tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho sob os seguintes aspectos:

 

• Técnico: buscando a elevação do nível técnico e teórico no processo ensino/aprendizagem da capoeira;

 

• Pedagógico: utilizando a capoeira como um valioso recurso educacional, tendo em vista os valores como disciplina, educação e respeito, desenvolvidos através de sua prática;

 

• Físico: proporcionando a seus praticantes o desenvolvimento do tônus muscular, da flexibilidade, da agilidade, do equilíbrio, dentre outras capacidades, contribuindo efetivamente na melhora do seu preparo físico;

 

• Psicológico: estimulando o desenvolvimento da atenção, criatividade, espontaneidade, desinibição e auto-estima, buscando contribuir para o estabelecimento do equilíbrio emocional de seus praticantes;

 

• Cultural: reconhecendo e divulgando a capoeira, importante manifestação cultural brasileira, contribuindo, dessa maneira, para a preservação do patrimônio cultural de nosso país; desenvolvendo a musicalidade em seus praticantes e introduzindo, através dela, outros elementos componentes da nossa cultura, tais como danças, gêneros musicais e ritos religiosos;

 

• Social: utilizando a capoeira como instrumento de inclusão social, socialização e desenvolvendo em seus praticantes o espírito de coletividade, esforço comum, companheirismo, solidariedade dentre outros.

 

Contemplando todos os aspectos supracitados no desenvolvimento de seu trabalho, a Companhia propõe ainda uma visão de mundo distinta, como que de Pernas Pro Ar, e busca trabalhar com diferenciais, dentro e fora da  prática da capoeira, como companheirismo, respeito, socialização, diversão e pesquisa.

 

O trabalho da Companhia Pernas Pro Ar é desenvolvido em escolas, academias, associações e comunidades carentes.

 

Fundamentos:

 

As atividades da Companhia Pernas Pro Ar estão fundamentadas nos ensinamentos da Capoeira Regional e da Capoeira Angola que, aliados à criatividade e à evolução da capoeira, formam a base para a sua prática, denominada Contemporânea. Dentre os fundamentos em que se baseiam as atividades da Cia, podemos citar:

 

• Disciplina e respeito à tradição, aos mais velhos e aos companheiros;

 

• Zelo na confecção e utilização dos instrumentos e uniformes;

 

• Busca constante do aprimoramento técnico; Parceria e união dos componentes do grupo;

 

• Execução e respeito aos “rituais” na roda de capoeira;

 

• Dissimulação de intenção no jogo.

 

Características:

 

O estilo da capoeira da Companhia Pernas Pro Ar têm as seguintes características básicas:

 

• O Olhar – A pessoa deve ter o olhar constante nos olhos do adversário, não importando qual movimento esteja fazendo;

 

• A ginga – Um dos braços deve ser mantido constantemente na altura do rosto, acompanhando o trajeto do corpo com a mão semifechada (em concha) e o outro braço flexionado ao lado do corpo, com movimentação constante de braços. Os joelhos devem se manter flexionados e a perna que se encontra atrás, na ginga, deve estar apoiada na ponta do pé.

 

• As mãos – Quando levadas ao chão devem ser apoiadas completamente, com as palmas das mesmas tocando o chão e não somente as pontas dos dedos.

 

Nota: Dentro dessas características a pessoa deve criar a sua própria forma de gingar.

 

A Disciplina:

 

A Disciplina é estabelecida através do comportamento, dentro e fora da academia, sendo observados o caráter pessoal, o respeito mútuo e a humildade.

 

A Hierarquia:

 

Há o estabelecimento de uma hierarquia baseada nos diferentes níveis de evolução dos alunos, tendo os mais experientes e, consequentemente, mais graduados, maiores responsabilidades frente ao grupo e maior gama de ensinamentos a serem transmitidos. A graduação máxima na Companhia Pernas Pro Ar é a de Mestre e, na falta do mesmo, ou do responsável pela academia, as aulas serão ministradas pelo aluno mais graduado.

 

A Formação do Capoeirista:

 

O aluno entra com a corda branca, e a cada seis meses poderá ser promovido a uma nova corda, desde que preencha os requisitos para a promoção. Serão avaliados em todas as possibilidades de promoção: por condição técnica, dedicação, caráter, disciplina entre outras exigências que dizem respeito aos conhecimentos inerentes a cada graduação.O aluno que porventura demonstrar nível técnico, teórico e envolvimento com as atividades do grupo superiores aos exigidos pela sua graduação, e condizentes com uma graduação mais alta, será promovido.

 

O Uniforme:

 

O uniforme consiste em:

 

• Calça branca de helanca (Padrão) encorpada, ou similar, com 8 passadores na cintura;

 

• Corda utilizada em duas voltas, sendo atada na cintura do lado esquerdo do corpo com o nó “Boca de Lobo”. As pontas da corda são atadas por meio do “Nó de Rosa” e atingem a altura do joelho. A corda é feita em algodão cru, confeccionada com três partes iguais, dentro dos padrões normalmente utilizados.

 

Obs.: A escolha da camiseta a ser utilizada nas aulas fica a critério do aluno, recomendando-se o uso de camisetas confeccionadas em tecido leve.

 

Os Instrumentos:

 

Os Instrumentos são confeccionados seguindo um padrão de qualidade, observando-se:

 

• Os berimbaus, sem pintura, são feitos de verga de biriba ou madeira similar ou ainda de bambu e devem ter, aproximadamente, 1,60 m (um metro e sessenta centímetros) de comprimento.

 

• Os caxixis são feitos de junco, imbé ou similar, dentro do padrão, tendo como base um pedaço de cabaça e no seu interior contas (lágrimas de Nossa Senhora, sementes de Pau Brasil ou similar).

 

• Os dobrões podem ser de metal ou de pedra.

 

• As cabaças são furadas na proporção da verga.

 

• Os pandeiros são de madeira e couro, com 11 (onze) polegadas.

 

• O atabaque é feito de madeira de lei, encorado com couro de boi (novilho), encordoado e afinado com cunha de madeira de lei, com o pé da mesma madeira, tendo no seu interior reforço de ferro com 1 metro de altura.

 

Obs.: Tocar o atabaque com as duas mãos. Não usar o dedo polegar para tocar. Não utilizar toques de candomblé na roda.

 

Quando, nas aulas, não puderem ser tocados os três berimbaus, utilizar o berimbau médio.

 

As Músicas

 

As músicas utilizadas são as ladainhas, quadras, corridos e os “corridões” típicos da Companhia Pernas Pro Ar. Deve-se atentar para o seguinte:

 

• As ladainhas são cantadas nos toques de Angola e São Bento Pequeno;

 

• Cantar somente músicas tradicionais e as determinadas como típicas/de capoeira;

 

• Não cantar músicas da MPB;

 

• Quando, no jodo de Angola, cantar uma Ladainha, só se deve sair do pé do berimbau;

 

• Após o canto de louvação ou saudação e for declinado o berimbau entre os capoeristas;

 

• Após o canto de louvação ou saudação e for iniciado o corrido (esperar a resposta do coro);

 

• Após a ladainha, for iniciado o corrido (esperar a resposta do coro).

 

A Roda

 

• A roda pode ser composta por: 3 Berimbaus (gunga, médio e viola), 1 atabaque (à esquerda do berimbau gunga), 2 pandeiros (à esquerda do atabaque) e 1 agogô (à direita do berimbau viola). 3 Berimbaus (gunga, médio e viola), 1 atabaque (à esquerda do berimbau gunga) e 2 pandeiros (à esquerda do atabaque).

 

• O ritmo é iniciado pelo Berimbau Gunga, que será seguido pelo berimbau médio e viola e em seqüência por atabaque e pandeiro.

 

• O jogo no toque da Iúna é feito com os capoeiristas explorando a capacidade de criar, mostrando o volume de jogo possui, ressaltando sua capacidade e evitando movimentos que caracterizem a eficiência de luta no jogo. Podem participar deste jogo os capoeiristas de corda azul pra cima. O jogo no toque de Iuna não tem canto nem palmas. As palmas são utilizadas ao final dos jogos, somente para os mestres antigos.

 

• Não se deve passar na frente dos instrumentos (bateria). Se quiser passar para o outro lado da roda, passar por trás da bateria ou circular por fora da roda.

 

• Não se deve assentar ao pé do berimbau.

 

• O "IÊ" é utilizado para iniciar uma ladainha. É também uma forma de pedir a vez para cantar. O grito de "IÊ" serve ainda para parar o ritmo e o jogo, e só pode ser usado pelo mais graduado na roda.

 

• Quando dois graduados estiverem ao pé do berimbau, esperando para entrar na roda, um aluno menos graduado não poderá comprar o jogo sem permissão.

 

• Quando dois graduados estiverem jogando e dois menos graduados estiverem no pé do berimbau, os menos graduados não poderão interromper o jogo para entrar na roda.

 

• Deve-se cumprimentar o parceiro no início e ao final do jogo.

 

A forma de comprar o jogo

 

• O jogo deve ser comprado com atenção e precisão, demonstrando-se claramente quem vai ser retirado da roda. Para isto, o interessado deve aproximar-se da roda e manifestar a sua intenção, se posicionando no espaço deixado entre os dois capoeiristas durante o jogo.

 

• A indecisão deve ser evitada.

 

• O jogo não deve ser comprado quando um capoeirista estiver dando um golpe ou fazendo uma chamada de angola.

 

O Fundo Financeiro

 

• A Companhia Pernas Pro Ar mantêm um fundo financeiro, sem fins lucrativos, para amparar e desenvolver trabalhos com pesquisa, divulgação e apoio aos membros do grupo , além de pagar  os tributos fiscais para a mesma.

 

O Ingresso na Companhia Pernas Pro Ar

 

• O leigo em capoeira é admitido de imediato.

 

• O Capoeirista com graduação, terá o ingresso mediante as observações:

 

• Iniciar o treinamento juntamente com os alunos iniciantes, para o desenvolvimento de treinamento básico.

 

• A avaliação será feita pelo professor .