BERIMBAU
É o principal instrumento musical da capoeira, pois é ele que comanda numa roda, mostrando o tipo de jogo a ser realizado através de seus toques. O berimbau não existiu somente em função da capoeira, era usado pelos afro-brasileiros em suas festas e no samba-de-roda.
Diz a lenda, que uma menina saiu a passeio, ao atravessar o córrego de um rio, abaixou-se para beber-lhe a água com as mãos. No momento em que saciava sua sede, um homem deu-lhe uma pancada na nuca. Ao morrer, seu corpo se converteu na madeira; seus membros na corda; sua cabeça na caixa de ressonância e seu espírito na música dolente e sentimental (Lenda existente no Nordeste da África).
O Berimbau é um instrumento de percussão (corda percurtida) da família dos cordofones e de origem africana. Trazido para o Brasil pelos negros africanos escravos, popularizou-se através das manifestações populares como o samba de roda, candomblé e capoeira entre outras.
Na Bahia existia o Berimbau de boca que era um arco musical com corda de cipó Timbó, a caixa de ressonância, seja sustentando a madeira entre os dentes com a corda fora da boca, seja deixando a corda vibrar na cavidade oral, com a madeira fora. Atualmente é um instrumento raro de ser encontrado.
Existia ainda o berimbau de barriga, hoje chamado simplesmente de Berimbau. No Brasil também era conhecido com o nome Uricungo e/ou Arco Musical. Na África existem várias denominações dadas ao berimbau. São elas: Arco Musical, Bucumbunga, Uricungo, Gunga e etc...
O Berimbau é tocado percurtindo uma baqueta (varinha de madeira) sobre o arame (aço de pneu de carro) com um caxixi (pequena cesta de palha ou vime), com sementes dentro que produz um som de chocalho que é segurado entre os dedos e na palma da mão, encostando-se um dobrão (moeda de cobre) no arame de aço, produzindo assim o som característico do instrumento. Na roda de capoeira existem três tipos básicos de berimbau:
Gunga ou Berra Boi - Berimbau de cabaça grande e som grave, cuja função é marcar o toque base de todos os instrumentos, além de coordenar o ritmo de jogo dos capoeristas;
Médio - Berimbau de cabaça de tamanho médio , pouco menor que a do Gunga . Produz som médio grave e tem a função de marcar, tocando o inverso do toque do Gunga;
Viola - Berimbau de cabaça menor, produz som agudo e tem a função de solo e improviso.
ATABAQUE
É um instrumento que marca o ritmo do jogo. É de origem árabe, que foi introduzido na África por mercadores que estavam no continente através dos países do norte, como Egito. Provavelmente o atabaque tenha vindo para o Brasil através dos portugueses, para ser usado em festas e procissões religiosas. É geralmente feito de madeira de lei como o jacarandá, cedro ou mogno cortados em ripas largo e presos umas às outras com arcos de ferro. Na parte superior são colocadas "travas" que prendem um pedaço de couro de boi bem curtido e esticado.
PANDEIRO
Também é um instrumento que marca o ritmo do jogo. É de origem indiana, foi introduzido no Brasil pelos portugueses, que o usavam para acompanhar as procissões religiosas que faziam. Pandeiros podem ter peles de couro ou de plástico, porém as peles de couro produzem uma qualidade de som melhor, mas apresentam problemas de afinação causados por alterações climáticas, logo as peles de plástico são mais encontradas.
AGOGÔ
É um instrumento musical de percussão de ferro, entrado no Brasil por via africana. O termo vem do nagô, significando sino.
RECO-RECO
É um instrumento feito com um pedaço de madeira, ou bambu com sulcos, ou uma pequena mola de arame presa a uma base de madeira, por onde esfrega-se uma haste de metal em movimentos de vai-e-vem.
CAXIXI
O caxixi é um pequeno chocalho feito de palha trançada com base de cabaça, cortada em forma circular e a parte superior reta, terminando com uma alça da mesma palha, para se apoiar os dedos durante o toque. No interior do caxixi há sementes secas, que ao se sacudir dá o som característico.