Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

CONTATO

Campos assinalados com * são obrigatórios.
CARACTERÍSTICAS E REGRAS
 

A Filosofia

A Companhia Pernas Pro Ar tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho sob os seguintes aspectos:

  • Técnico: buscando a elevação do nível técnico e teórico no processo ensino/aprendizagem da capoeira;
  • Pedagógico: utilizando a capoeira como um valioso recurso educacional, tendo em vista os valores como disciplina, educação e respeito, desenvolvidos através de sua prática;
  • Físico: proporcionando a seus praticantes o desenvolvimento do tônus muscular, da flexibilidade, da agilidade, do equilíbrio, dentre outras capacidades, contribuindo efetivamente na melhora do seu preparo físico;
  • Psicológico: estimulando o desenvolvimento da atenção, criatividade, espontaneidade, desinibição e auto-estima, buscando contribuir para o estabelecimento do equilíbrio emocional de seus praticantes;
  • Cultural: reconhecendo e divulgando a capoeira, importante manifestação cultural brasileira, contribuindo, dessa maneira, para a preservação do patrimônio cultural de nosso país; desenvolvendo a musicalidade em seus praticantes e introduzindo, através dela, outros elementos componentes da nossa cultura, tais como danças, gêneros musicais e ritos religiosos;
  • Social: utilizando a capoeira como instrumento de inclusão social, socialização e desenvolvendo em seus praticantes o espírito de coletividade, esforço comum, companheirismo, solidariedade dentre outros.
 
Contemplando todos os aspectos supracitados no desenvolvimento de seu trabalho, a Companhia propõe ainda uma visão de mundo distinta, como que de Pernas Pro Ar, e busca trabalhar com diferenciais, dentro e fora da  prática da capoeira, como companheirismo, respeito, socialização, diversão e pesquisa.
O trabalho da Companhia Pernas Pro Ar é desenvolvido em escolas, academias, associações e comunidades carentes.
 

Fundamentos

 
As atividades da Companhia Pernas Pro Ar estão fundamentadas nos ensinamentos da Capoeira Regional e da Capoeira Angola que, aliados à criatividade e à evolução da capoeira, formam a base para a sua prática, denominada Contemporânea. Dentre os fundamentos em que se baseiam as atividades da Cia, podemos citar:

  • Disciplina e respeito à tradição, aos mais velhos e aos companheiros;
  • Zelo na confecção e utilização dos instrumentos e uniformes;
  • Busca constante do aprimoramento técnico;
  • Parceria e união dos componentes do grupo;
  • Execução e respeito aos “rituais” na roda de capoeira;
  • Dissimulação de intenção no jogo.


Características

O estilo da capoeira da Companhia Pernas Pro Ar têm as seguintes características básicas:

O Olhar
– A pessoa deve ter o olhar constante nos olhos do adversário, não importando qual movimento esteja fazendo;

 

A ginga – Um dos braços deve ser mantido constantemente na altura do rosto, acompanhando o trajeto do corpo com a mão semifechada (em concha) e o outro braço flexionado ao lado do corpo, com movimentação constante de braços. Os joelhos devem se manter flexionados e a perna que se encontra atrás, na ginga, deve estar apoiada na ponta do pé.

 
 As mãos – Quando levadas ao chão devem ser apoiadas completamente, com as palmas das mesmas tocando o chão e não somente as pontas dos dedos.
 
 
Nota: Dentro dessas características a pessoa deve criar a sua própria forma de gingar.


 

A Disciplina

A Disciplina é estabelecida através do comportamento, dentro e fora da academia, sendo observados o caráter pessoal, o respeito mútuo e a humildade.


A Hierarquia

 

Há o estabelecimento de uma hierarquia baseada nos diferentes níveis de evolução dos alunos, tendo os mais experientes e, consequentemente, mais graduados, maiores responsabilidades frente ao grupo e maior gama de ensinamentos a serem transmitidos. A graduação máxima na Companhia. Pernas Pro Ar é a de Mestre e, na falta do mesmo, ou do responsável pela academia, as aulas serão ministradas pelo aluno mais graduado.



A Formação do Capoeirista

 
O aluno entra com a corda branca, e a cada seis meses poderá ser promovido a uma nova corda, desde que preencha os requisitos para a promoção. Serão avaliados em todas as possibilidades de promoção: por condição técnica, dedicação, caráter, disciplina entre outras exigências que dizem respeito aos conhecimentos inerentes a cada graduação.O aluno que porventura demonstrar nível técnico, teórico e envolvimento com as atividades do grupo superiores aos exigidos pela sua graduação, e condizentes com uma graduação mais alta, será promovido.



O Uniforme


O uniforme consiste em:
  • Calça branca de helanca (Padrão) encorpada, ou similar, com 8 passadores na cintura;
  • Corda utilizada em duas voltas, sendo atada na cintura do lado esquerdo do corpo com o nó “Boca de Lobo”. As pontas da corda são atadas por meio do “Nó de Rosa” e atingem a altura do joelho. A corda é feita em algodão cru, confeccionada com três partes iguais, dentro dos padrões normalmente utilizados.
 

 

Obs.: A escolha da camiseta a ser utilizada nas aulas fica a critério do aluno, recomendando-se o uso de camisetas confeccionadas em tecido leve.

 
Os Instrumentos


Os Instrumentos são confeccionados seguindo um padrão de qualidade, observando-se:

  • Os berimbaus, sem pintura, são feitos de verga de biriba ou madeira similar ou ainda de bambu e devem ter, aproximadamente, 1,60 m (um metro e sessenta centímetros) de comprimento.
  • Os caxixis são feitos de junco, imbé ou similar, dentro do padrão, tendo como base um pedaço de cabaça e no seu interior contas (lágrimas de Nossa Senhora, sementes de Pau Brasil ou similar).
  • Os dobrões podem ser de metal ou de pedra.
  • As cabaças são furadas na proporção da verga.
  • Os pandeiros são de madeira e couro, com 11 (onze) polegadas.
  • O atabaque é feito de madeira de lei, encorado com couro de boi (novilho), encordoado e afinado com cunha de madeira de lei, com o pé da mesma madeira, tendo no seu interior reforço de ferro com 1 metro de altura.
 
Obs.:

- Tocar o atabaque com as duas mãos. Não usar o dedo polegar para tocar. Não utilizar toques de candomblé na roda.

 

 - Quando, nas aulas, não puderem ser tocados os três berimbaus, utilizar o berimbau médio.


Músicas

As músicas utilizadas são as ladainhas, quadras, corridos e os “corridões” típicos da Companhia Pernas Pro Ar. Deve-se atentar para o seguinte:

  • As ladainhas são cantadas nos toques de Angola e São Bento Pequeno.
  • Cantar somente músicas tradicionais e as determinadas como típicas/de capoeira. Não cantar músicas da MPB.

Quando, no jodo de Angola, cantar uma Ladainha, só se deve sair do pé do berimbau:

  • após o canto de louvação ou saudação e for declinado o berimbau entre os capoeristas;
  • após o canto de louvação ou saudação e for iniciado o corrido (esperar a resposta do coro);
  • após a ladainha, for iniciado o corrido (esperar a resposta do coro).
 
 
A Roda

 

 

a) A roda pode ser composta por:

  • 3 Berimbaus (gunga, médio e viola), 1 atabaque (à esquerda do berimbau gunga), 2 pandeiros (à esquerda do atabaque) e 1 agogô (à direita do berimbau viola).
  • 3 Berimbaus (gunga, médio e viola), 1 atabaque (à esquerda do berimbau gunga) e 2 pandeiros (à esquerda do atabaque).
 

b) O ritmo é iniciado pelo Berimbau Gunga, que será seguido pelo berimbau médio e viola e em seqüência por atabaque e pandeiro.

c) O jogo no toque da Iúna é feito com os capoeiristas explorando a capacidade de criar, mostrando o volume de jogo possui, ressaltando sua capacidade e evitando movimentos que caracterizem a eficiência de luta no jogo. Podem participar deste jogo os capoeiristas de corda azul pra cima. O jogo no toque de Iuna não tem canto nem palmas. As palmas são utilizadas ao final dos jogos, somente para os mestres antigos.

d) Não se deve passar na frente dos instrumentos (bateria). Se quiser passar para o outro lado da roda, passar por trás da bateria ou circular por fora da roda.

e) Não se deve assentar ao pé do berimbau.


f) O "IÊ" é utilizado para iniciar uma ladainha. É também uma forma de pedir a vez para cantar. O grito de "IÊ" serve ainda para parar o ritmo e o jogo, e só pode ser usado pelo mais graduado na roda.

g) Quando dois graduados estiverem ao pé do berimbau, esperando para entrar na roda, um aluno menos graduado não poderá comprar o jogo sem permissão. 

h) Quando dois graduados estiverem jogando e dois menos graduados estiverem no pé do berimbau, os menos graduados não poderão interromper o jogo para entrar na roda.

i) Deve-se cumprimentar o parceiro no início e ao final do jogo.

 
 
A forma de comprar o jogo

O jogo deve ser comprado com atenção e precisão, demonstrando-se claramente quem vai ser retirado da roda. Para isto, o interessado deve aproximar-se da roda e manifestar a sua intenção, se posicionando no espaço deixado entre os dois capoeiristas durante o jogo. A indecisão deve ser evitada.
 
 

O jogo não deve ser comprado quando um capoeirista estiver dando um golpe ou fazendo uma chamada de angola.


O Fundo Financeiro


A Companhia Pernas Pro Ar mantêm um fundo financeiro, sem fins lucrativos, para amparar e desenvolver trabalhos com pesquisa, divulgação e apoio aos membros do grupo , além de pagar  os tributos fiscais para a mesma.

O Ingresso na Companhia Pernas Pro Ar

O leigo em capoeira é admitido de imediato.

 O Capoeirista com graduação, terá o ingresso mediante as observações:

  • Iniciar o treinamento juntamente com os alunos iniciantes, para o desenvolvimento de treinamento básico.
  • A avaliação será feita pelo professor .